A gordura da dieta é saciante, e é um mito que ela faz você engordar. Na verdade, a escolha certa de alimentos ricos em gordura pode ter o efeito inverso.
É isso mesmo; certos alimentos gordurosos podem ajudá-lo a perder quilos indesejados e a mantê-los longe.





.jpg)
Os "especialistas" lhe disseram para cortar de sua dieta a chamada gordura que obstrui as artérias. Eles estavam errados! O mundo ficou mais gordo e mais doente depois que os especialistas em medicina e os nutricionistas demonizaram a gordura.
As pessoas em todo o mundo ficaram obcecadas com alimentos com baixo teor de gordura e sem gordura. Mas nem todas as gorduras são ruins. Há gorduras saudáveis que você precisa adicionar - NÃO CORTAR - à sua dieta.
E foi errado sugerir que as pessoas comessem alimentos com baixo teor de gordura para ter uma saúde ideal [1].
E veja o que aconteceu conosco!
Quando nossa dieta mudou, nós também mudamos... literalmente! Nossa saúde, peso e forma pioraram. Bem, não precisa ser assim. Agora é a hora de retomar o controle.
Basta olhar para trás algumas gerações para descobrir a verdade. Na época da vovó, nozes, queijo, ovos, cortes gordurosos de carne, laticínios integrais, etc., eram alimentos básicos.
Naquela época, a obesidade e o diabetes tipo 2 eram raros, e as barrigas mais lisas eram comuns. E, embora comamos mais do que antes, foram as mudanças na dieta que nos colocaram em apuros.
Seu corpo precisa de gorduras saudáveis, e qualquer dieta que não as inclua não é equilibrada. A gordura fornece ao seu corpo ácidos graxos essenciais. Eles são "essenciais" porque você precisa deles, mas seu corpo não consegue produzi-los.
Isso significa que eles devem vir dos alimentos que você ingere.
Além disso, algumas vitaminas de que você precisa para manter uma boa saúde são solúveis em gordura. Sem gordura em sua dieta, seu corpo não consegue absorver as quatro vitaminas lipossolúveis A, D, E e K [2] [3].
Certa vez, os cientistas disseram que o segredo da perda e da manutenção do peso eram as calorias. A fórmula era simples e parecia lógica... Ingira mais calorias do que você gasta e você engordará. Mas isso não é verdade. Sua solução é reduzir os carboidratos, não as calorias.
Refeições mais gordurosas com menos carboidratos são mais saciantes. Assim, você come menos e não sente a necessidade de fazer lanches entre as refeições.
OK, agora vamos à lista dos 7 alimentos gordurosos para uma barriga mais lisa.
O óleo de coco está no topo da lista dos superalimentos. Um dos motivos é que ele contém um tipo de gordura chamado triglicerídeos de cadeia média ou MCTs.
A pesquisa sobre os MCTs está em andamento e parece altamente promissora. Sabemos que os MCTs fazem com que você se sinta saciado por mais tempo.
Além disso, seu corpo absorve rapidamente os MCTs na corrente sanguínea para usá-los como combustível em vez de armazená-los como gordura [4].
O teor de ácidos graxos do óleo de coco puro nutre o intestino, as suprarrenais e o sistema imunológico. Ele ajuda a corrigir os desequilíbrios hormonais que, de outra forma, impediriam a perda de peso.
O óleo de coco também protege você contra a resistência à insulina, que leva ao ganho de peso [5] [6].
O bife alimentado com pasto é um alimento básico delicioso e supersaudável que pode ajudá-lo a perder gordura da barriga. E quanto mais gordo for esse corte de carne suculento e rico em proteínas, melhor.
A carne com mais gordura é o bife de chuck (mais acessível), o bife de fraldinha, o bife de lombo e o bife de tira. A gordura dietética da carne bovina é altamente saciante, mantendo-o satisfeito por mais tempo. O segredo é comer devagar para evitar comer demais. Isso porque o estômago leva 20 minutos para informar ao cérebro que está cheio.
As pessoas que comem muito rápido tendem a continuar comendo depois que o estômago está cheio [7].
Seu bife suculento ajuda a evitar a deficiência de ferro. Mas essa não é sua única fama nutricional. O bife está repleto de outros nutrientes essenciais. É rico em 9 minerais, 5 vitaminas do complexo B, aminoácidos e uma substância química chamada L-carnitina. A L-carnitina desempenha um papel importante no metabolismo dos lipídios, transformando a gordura em energia [8] [9].
O Beefsteak também contém uma gordura trans de ocorrência natural chamada ácido linoleico conjugado (CLA). Estudos mostram que o CLA ajuda a reduzir a gordura abdominal e a melhorar a sensibilidade à insulina. Isso é importante porque a resistência à insulina aumenta a fome e leva ao ganho de peso [10].
Os nibs de cacau são pedaços de chocolate crus e não processados que têm um ótimo sabor. Esses pequenos pedaços de grãos de cacau são naturalmente ricos em gorduras saudáveis, proteínas e fibras [11].
Esses pedaços de chocolate podem ajudá-lo a perder gordura da barriga e a manter um peso saudável. Um estudo de 2011 descobriu que o cacau promove a saciedade e reprime a ingestão de energia.
Todos os voluntários ficaram satisfeitos depois de comer nibs de cacau e não tiveram vontade de comer doces [12].
O cacau cru está na lista dos superalimentos nutritivos. Ele contém vários minerais, incluindo ferro, manganês, magnésio, cobre, zinco e fósforo. Seus nibs de cacau também fornecem compostos vegetais potentes, que incluem antioxidantes flavonoides saudáveis.
Muitas nozes e sementes cruas são ricas em fibras dietéticas, gorduras saudáveis e proteínas. Elas têm um grande poder nutritivo com vitaminas e minerais... inclusive vitamina E e magnésio.
Considere esses lanches portáteis se você quer mesmo achatar a barriga. Pense em amêndoas, nozes, pistache, castanha-do-pará, castanha de caju, sementes de linhaça, chia, sementes de abóbora, etc. Muitos estudos mostram que o consumo de nozes e sementes ajuda a controlar o peso.
Pesquisas também revelaram como elas estimulam a perda de peso, especialmente pistache e amêndoas [13] [14] [15] [16].
É possível reduzir os níveis de colesterol LDL ruim substituindo as gorduras saturadas pelas gorduras saudáveis das nozes e sementes. As evidências sugerem que o consumo de nozes e sementes cruas deve ser incluído em todos os planos de dieta...
Mas não se você tiver alergia a nozes, é claro. As pesquisas estão constantemente descobrindo novos benefícios potenciais à saúde com esses petiscos de nozes. Eles podem reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes e aumentar a longevidade [17] [18].
Agora, você já está louco por nozes?
O azeite de oliva - e especialmente o azeite extra-virgem - pode beneficiar sua saúde de várias maneiras.
O azeite contém altos níveis de ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs). Esses ácidos graxos ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Seu corpo usa mais calorias para obter energia quando os níveis de açúcar no sangue estão normais.
E isso promove a perda de peso em todo o corpo, inclusive na gordura da barriga. O azeite de oliva também é saciante, o que reduz o apetite e evita que você faça lanches [19].
Além disso, os MUFAs do azeite de oliva favorecem a digestão suave e o movimento intestinal regular. E um sistema digestivo saudável é fundamental para a perda de gordura e a manutenção do peso.
Uma dieta ruim tem o efeito oposto. Ela desacelera seu metabolismo e dificulta suas tentativas de perda de peso [20].
Os ovos inteiros são um alimento excepcional, com baixo teor de carboidratos e de calorias, com um perfil nutricional insano. Eles são baratos para comprar, fáceis de cozinhar e oferecem uma infinidade de benefícios à saúde.
Os ovos trazem vitaminas essenciais, minerais, proteínas de qualidade e gorduras saudáveis para seu prato. Ovos ricos em proteínas podem aumentar seu metabolismo em até 100 calorias por dia. O consumo de ovos inteiros desencadeia um processo chamado termogênese induzida pela dieta.
Quando isso acontece, você queima mais calorias, o que ajuda a achatar a barriga [21].
O teor de gordura dietética dos ovos inteiros retarda a absorção de proteínas pelo corpo. E é o alto teor de proteína que o preenche e o mantém saciado por longos períodos.
É também por isso que os ovos têm uma classificação alta no índice de saciedade [22] [23].
Sim, o abacate é rico em carboidratos, mas esse superalimento ainda é um alimento básico excepcional para a perda de peso.
A fibra solúvel do abacate melhora sua saúde metabólica e promove a perda de peso.
A gordura monoinsaturada, os ácidos graxos oleicos e o teor de fibras do abacate retardam a absorção. É a absorção lenta que faz com que você se sinta saciado por horas, suprimindo o apetite. Ele também mantém os níveis de açúcar no sangue, o que também ajuda na perda de peso [24].
Um estudo da Penn State observou voluntários que consumiram 3 colheres de sopa de óleo com alto teor de oleico todos os dias durante 4 semanas. Os resultados mostraram uma redução média de 1,6% na gordura da barriga dos participantes [25].
Outro estudo... publicado na Diabetes Care... descobriu que uma dieta rica em gordura monoinsaturada pode evitar a distribuição da gordura abdominal.
O abacate também traz outros benefícios à saúde. Eles ajudam o corpo a absorver nutrientes e reduzem o colesterol ruim LDL.
E o abacate também pode neutralizar os radicais livres que danificam as células [26].
1. https://www.health.harvard.edu//the-truth-about-fats/
2. https://www.nhs.uk/live-well/why-your-body-needs-fat/
3. https://www.healthline.com/nutrition/fat-soluble-vitamins/
4. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/MCTs-prevent-fat-accumulation/
5. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/MCTs-weight-loss/
6. https://www.garvan.org.au/CO-protects-against-insulin-resistance/
7. https://www.huffingtonpost.com.au/20-minutes-to-feel-full/
8. https://meatscience.org/nutrients-in-steak/
9. https://www.webmd.com/l-carnitine-in-steak/
10. https://www.nature.com/CLA-reduces-abdominal-fat/
11. https://www.healthline.com/cacao-nibs-nutrition/
12. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/appetite-and-energy/
13. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/weight-management/
14. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/almond-enriched-LCD/
15. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/pistachio-nuts/
16. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/almonds/
17. https://www.everydayhealth.com/lower-high-cholesterol/
18. https://www.health.harvard.edu/nutritionists-crazy-about-nuts/
19. https://www.ndtv.com/olive-oil-promote-weight-loss/
20. https://www.webmd.com/eat-your-way-to-a-faster-metabolism/
21. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/diet-induced-thermogenesis/
22. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/high-protein-controls-appetite/
23. https://www.ncbi.nlm.nih.goveggs-high-on-satiety-index/
24. https://www.healthline.com/maintain-blood-sugar-levels/
25. https://www.sciencedaily.com/penn-state-study/
26. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/nutrient-intake/